Refletindo sobre a língua...

domingo, 28 de fevereiro de 2010

A expressão "Última flor do Lácio, inculta e bela" é o primeiro verso de um famoso poema de Olavo Bilac, poeta brasileiro que viveu no período de 1865 a 1918.

Esse verso é usado para designar o nosso idioma: a última flor é a língua portuguesa, considerada a última das
filhas do latim.

O termo inculta fica por conta de todos aqueles que a maltratam (falando e escrevendo errado), mas que continua a ser bela.
A Língua Portuguesa é muito exigente e constituída por inúmeras regras gramaticais.

Em nossa sala, estamos sempre buscando meios para aprimorar a leitura, a compreensão, a interpretação e a escrita correta de nossa língua mãe.
Nessa última semana de fevereiro, refletimos sobre o uso do 'porquê', que é empregado de diferentes formas... De acordo com o contexto,
pode ser
"por que", "por quê",

"porque", "porquê", assim exercitamos a ortografia...

O Matheus pergunta: "Por quê"?

E trabalha nos exercícios com criatividade

Em seguida procuramos o poema de Olavo Bilac na Internet para melhor entender como ele via
e analisava a língua da pátria... A dele, a nossa...
LÍNGUA PORTUGUESA
Olavo Bilac
Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...
Amote assim, desconhecida e obscura,
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela
E o arrolo da saudade e da ternura!
Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,
Em que da voz materna ouvi: "meu filho!"
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!
Gostou?
E você? Como está tratando a nossa língua?
Cuide bem dela!
Reflita antes de falar e escrever, vale inclusive pesquisar no dicionário, para sempre acertar.
Concorda?

Concentração total

A Turma da Paz esteve muito concentrada ao responder às questões e fazer os cálculos durante o primeiro exercício avaliativo em Matemática deste ano. Foi no dia 25 de fevereiro.


E sabe qual foi o resultado?
Todos conseguiram responder bem às questões
e alcançaram resultados acima da média.
Parabéns!!!
Continuem se dedicando aos estudos, assim,
o sucesso estará sempre fazendo parte da nossa turma.
Uma beleza!

Trocando dentes de leite...

Na semana passada, algumas meninas estavam com 'dentes de leite' "moles", ou seja, querendo cair para serem substituídos.
A Ester arrancou um dentinho na escola e a Giovanna também queria arrancar um que estava quase na hora de cair.
Veja a Ester com o seu dentinho de leite na mão!

Para saber mais sobre os dentes fizemos uma pesquisa...

Leia e aprenda curiosidades sobre os dentes.

Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos de vida aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente.

Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superiores. Passam então cerca de 2 meses até ao surgimento dos incisivos laterais superiores. Os incisivos laterais inferiores emergem um pouco antes dos laterais superiores. Regra geral, os dentes inferiores precedem os superiores, e os dentes em ambas as arcadas (maxilar superior e mandíbula), aparecem aos pares, um esquerdo e um direito. Com a idade de 1 ano ou mais tarde, erupcionam os primeiros molares de leite. Os caninos deciduais aparecem por volta dos 16 meses. Por último surgem os segundos molares. Quando a criança atinge os 2 ou 2 anos e meio de idade, é de esperar que todos os dentes de leite estejam já em uso.

Uma dentição permanente completa é constituída por 32 dentes (16 superiores e 16 inferiores).

Em relação à dentição permanente é preciso prestar especial atenção ao surgimento dos primeiros molares que surgem por volta dos 6 anos de idade. Por surgirem atrás dos dentes deciduais são vítimas privilegiadas de uma higiene oral pobre ou inexistente durante a fase da dentição de leite. Isto é muito relevante porque estes dentes vão de certa forma determinar o plano oclusal (plano horizontal de encontro dos dentes superiores com os inferiores).

Na composição de um dente entram quatro materiais diferentes: o esmalte, a dentina, o cimento e a polpa.

A parte externa da coroa do dente, isto é, a parte que emerge das gengivas, está coberta de esmalte que é a substância mais dura do organismo. O esmalte se for lascado, partido, gasto pela erosão ou atacado pela cárie, não se reconstitui e expõe a camada subjacente de dentina que é mais macia e solúvel ficando o dente com mais sensibilidade. A raiz do dente, ou seja, a parte localizada abaixo da gengiva, é revestida por uma camada fina de cimento que é um tecido vivo susceptível de crescer e se reconstituir. Logo abaixo do esmalte e do cimento fica a dentina que é uma substância semelhante ao osso. No interior da dentina existe uma cavidade central que é preenchida pela polpa, tecido mole que contém os nervos e os vasos sanguíneos.

Agora deixamos para vocês algumas reflexões...

Os dentes são importantes? Por quê?

Comente como você cuida dos seus dentes...

Esperamos seus comentários...

Beijinhos, Turma da Paz

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

QUERIDA TURMINHA DA PAZ!

Já visitei esse blog diversas vezes, mas hoje passei aqui para deixar um recadinho para vocês:
“ Através do “blog” vou acompanhar ainda mais o crescimento, o desenvolvimento e as conquistas de vocês nesse ano!
Também estou à disposição para colaborar, sempre que for preciso!”
Ah...tia Mirna como sempre demonstrando seu empenho e dedicação!
(estou postando por aqui, porque não consegui deixar nos comentários!)

Tia Lúcia

Olha só... A Tia Lúcia, agora também faz parte do nosso blog!
Agradecemos sua atenção e apreço e ficamos muito felizes por você estar ao nosso lado nos ajudando com sua sabedoria e prestigiando sempre...

Muitos beijinhos,

Turma da Paz

Uso da calculadora

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010





Em Matemática estamos aprendendo a fazer operações de adição, subtração, multiplicação e divisão cada vez mais complexas... A turma é muito animada nessas aulas... Na era da tecnologia, as crianças estão aprendendo também a fazer alguns exercícios usando a calculadora.


Os estudantes adoraram a primeira aula com a calculadora, um dos que mais gostou de usar a calculadora foi o Guilherme. Ele disse:
"O que eu mais gostei no ano de 2010 até agora foi do primeiro dia de aula e do uso da calculadora que aconteceu no dia 19 de fevereiro".

Usar a calculadora é interessante, Guilherme, mas lembre-se de estudar bastante a tabuada e desenvolver seus cálculos com sabedoria própria. Beijão, Mirna

"Um mundo melhor começa em mim"

No primeiro dia de aula de 2010, assistimos a um clip preparado pela coordenadora Mariana David, com fotos das crianças da escola em
atitudes de paz, alegria, amizade, solidariedade. A música trabalhada como fundo
musical foi PAZ PELA PAZ de Nando Cordel e foi um sucesso.



No lançamento do Projeto: "Um mundo melhor começa em mim" os pais tiveram a oportunidade de registrar em painéis espalhados pela escola, o que consideram importante para tornar o mundo melhor.





















* Os estudantes também registraram suas ideias...
"Para tornar o nosso mundo melhor devemos caprichar nas tarefas, na letra, prestar atenção na professora, ter juízo antes de fazer as brincadeiras, não brigar, nem bater nos colegas, não pegar coisas dos outros sem pedir, não conversar durante a aula. Se alguém tiver com dificuldade em alguma coisa, ajudar. Se a professora pedir, colaborar com ela". Luca
*
"Eu acho importante: cuidarmos do meio ambiente, não brigarmos, procurar viver em paz, resolver os problemas sem violência, ajudar o próximo, respeitar os mais velhos"... David
*
"É preciso ser uma pessoa de bom caráter e ter uma boa amizade. Ajudar as crianças pobres. Poder ajudar o nosso planeta. Fazer reciclagem do lixo usado. Evitar os desmatamentos. Fazer uma boa ação com as pessoas e ajudar muitas pessoas". Ana Clara
* "Eu posso tornar nosso mundo melhor sempre que tentar ser um ser humano que preocupa com as pessoas, com o meio ambiente e com a família. Para tornar o mundo melhor não podemos desmatar as florestas, não poluir as águas, evitar o aquecimento global e dizer NÂO à violência". Hugo

*
"Para o mundo ser melhor precisamos respeitar todos, pois respeitando o próximo, nós seremos respeitados. É importante preservarmos a natureza, jogando lixo em lugares certos, não cortando e nem queimando as árvores, não pluindo o ar, nem as águas. Depende de cada um de nós mudarmos o mundo...
Temos que estudar bastante e cumprir nossas tarefas com educação, assim, ajudaremos a combater a violência".
Maraísa

A turma da Paz estudou sobre o Sistema Solar

domingo, 21 de fevereiro de 2010

O primeiro conteúdo de Ciências é sobre o Sistema Solar.


As crianças fizeram muitas descobertas através de leituras, pesquisa na internet, exercícios orais e escritos


Pesquisaram conhecimentos científicos...
Ao pesquisar na internet sobre o
Sistema Solar, as crianças encontraram até um extraterrestre
virtual e ficaram surpresas, espantadas e divertidas...













Depois traduziram tudo se expressando com arte...
Vamos conferir alguns trabalhos?

Veja alguns dos conhecimentos adquiridos e registrados:
"O Sol é a única estrela do Sistema Solar.
Há 8 planetas principais, 4 anões, 138 satélites e um grande número de cometas orbitam em torno dele". Maraísa
"Asteróides? São pequenos corpos celestes, Ceres é o maior deles". Isabella
"As Luas são satélites naturais que orbitam em torno dos planetas". Ester e Giovanna
"O Sistema Solar foi formado de gás e pó, por causa do seu peso, explodiu e com um movimento de rotação começou a girar em torno do Sol quando ele estava nascendo". David
"Ainda não se sabe ao certo como o Sistema Solar foi formado, existem várias teorias, mas apenas uma é atualmente aceita: Teoria Nebular ou Hipótese Nebular". Hugo
E você o que sabe sobre este assunto?
Deixe seus comentários...

Momentos literários

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Acreditando que a leitura é um dos grandes prazeres da vida e uma das principais ferramentas para o estudo e o trabalho, procuramos despertar nas crianças o interesse pelos livros.
Com esse intuito criamos uma biblioteca dentro da nossa sala de aula recheada de coleções de livros literários ricos em diferentes assuntos, todos adequados à faixa etária do 4º Ano e fazemos trabalhinhos intitulados: "Momento literário" para que os estudantes se manifestem de diferentes formas a respeito das histórias e descobertas.
Eles relatam e fazem lindos desenhos acerca das leituras realizadas...

A Cigarra e a formiga

















Carnaval 2010 na escola


O Carnaval brasileiro é uma riqueza em cultura e tradição.
Trouxemos esse conhecimento para a sala de aula, para a escola.

Os estudantes pesquisaram sobre as manifestações do Carnaval em diferentes lugares do Brasil: Rio de Janeiro, Salvador, Olinda e Recife entre outros. Depois de analisar as informações, retratamos parte de tudo...


Enfeitamos o pátio da escola.
Construímos bonecos gigantes, formamos blocos para cada turma, estandartes com os nomes dos blocos, máscaras coloridas com muito brilho, camisetas
customizadas, fantasias...

A Ester, a coordenadora Mariana e a Giovanna estavam muito animadas!







Nossa boneca gigante e o Hugo exibindo sua máscara -
detalhes do show!











As meninas preparando o estandarte do Bloco da Paz.

Os meninos exibindo suas fantasias ou preparando adereços para decorar o pátio da escola...

Ana Clara ajudando a Ester a conduzir outro boneco gigante pelo pátio.


A culminância foi um lindo desfile pelo pátio da Casinha Feliz, esbanjando a alegria das crianças e professoras, com animação de marchinhas carnavalescas
tradicionais,
frevo e música baiana, além de samba no pé.
Uma beleza!!!

As crianças da turma da paz opinaram sobre o Carnaval de 2010:

"Esse Carnaval foi ótimo! Nos divertimos dançando, fazendo as máscaras e o estandarte. Eu me fantasiei de fadinha, a Giovanna de fazendeira, a Isabella de 'Rebelde' e a Ester de Selena Gomes. Viva o Carnaval 2010"! Maraísa

"Eu gostei do Carnaval... de quando a gente enfeitou a escola com barbantes coloridos e quando a gente desceu com a boneca gigante foi legal. Também gostei de fazer as máscaras". Matheus

"Eu adorei o Carnaval, o desfile, pular e dançar, as decorações, as fantasias... Eu e meus amigos nos divertimos à beça! Nós gostamos muito de Carnaval"!!! David

"Nós tivemos um Carnaval muito legal"! Emanuel

Refletindo sobre a língua...

Em nosso 4º Ano, paramos para refletir sobre as dificuldades ortográficas...

Após cada atividade escrita, analisamos a ortografia e criamos uma lista em que cada estudante lê, pensa, analisa e reescreve as palavras que erraram.

As produções de textos também são reconstruídas de acordo com as normas da língua portuguesa, observando o uso de parágrafos e a pontuação correta. O objetivo de tudo isso é melhorar a escrita dos estudantes.

Vejam a alegria da turma da Paz!!!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Turma da Paz na sala de aula



O primeiro dia de aula

domingo, 7 de fevereiro de 2010


Em nosso primeiro dia de aula participamos de vários momentos de descontração.
Iniciamos a manhã com a Dinâmica da Amizade, cada criança escolhia na caixa surpresa um brinde para ofertar ao colega e, na oportunidade, trocar palavras amigas desejando um ano de descobertas e alegrias.
Na hora do recreio, fomos surpreendidos com pipoca e algodão doce. Fizemos lindos trabalhinhos de artes para decorar os cadernos.
Começamos o ano escolar nesse clima de descontração e foi muito agradável.
Veja alguns depoimentos dos alunos sobre este início:
* "No nosso primeiro dia de aula eu estava ansioso para rever os amigos, eu não sabia como era a professora... E na hora do recreio serviram algodão doce e pipoca. Enfim, foi muito legal e divertido". Hugo
* Em nosso primeiro dia de aula nós nos deliciamos com pipoca e algodão doce de graça"! Luca e Emanuel
* Eu estou amando esta escola. Ela é tudo de bom! Os meus colegas são gentis, eles são tão legais comigo! Quando eu cheguei já fiz amizade"! Ana Clara
* No primeiro dia de aula foi muito legal! Cada um ganhou dois presentes. Eu ganhei até um chaveirinho de coelho. A gente fez artes! E no segundo dia fizemos os primeiros exercícios, foi no livro de gramática". Isabella
* Meu primeiro dia de aula foi ótimo! Teve algodão doce, pipoca e muita diversão. Ah! Teve uma dinâmica ótima! Eu adorei! Ester
* O primeiro dia de aula foi o dia que eu mais gostei... Teve uma caixa de cheia de surpresas! Eu amei!!!
Mudando de assunto, eu admiro muito meus colegas, cada um tem seu jeito de ser. Vou citar alguns: Maraísa tem brincadeiras novas. Hugo é engraçado. Ester é super legal e o David é muito inteligente"! Giovanna

A escolha do nome da turma

Em um momento democrático as crianças sugeriram vários nomes para a turma de 2010. Foram citados nomes como: turma da amizade, turma do barulho, turma dos inteligentes, turma da paz, turma da alegria.
As crianças votaram e escolheram: 4º Ano - Turma da Paz
E é assim que somos reconhecidos agora.

Sejam bem vindos!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sou Mirna, professora do 4° Ano Matutino. Sou educadora há mais de 20 anos e cada ano para mim é como um recomeço, pois renovo meu olhar em cada nova criança que recebo em minha sala. Elas trazem consigo uma história única a ser socializada, histórias que me enriquecem como pessoa e como educadora!
Esse blog foi criado para facilitar aos pais e demais usuários o acompanhamento diário de nossas buscas, conquistas e avanços dentro de nosso espaço escolar.
Nele construiremos relatos, experiências e conquistas do 4º Ano em 2010. Participe de nossas descobertas, deixem suas contribuições e comentários!
Conto com vocês!
Sejam bem vindos!

 
4° Ano - Turma da Paz - by Templates para novo blogger