Trocando dentes de leite...

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Na semana passada, algumas meninas estavam com 'dentes de leite' "moles", ou seja, querendo cair para serem substituídos.
A Ester arrancou um dentinho na escola e a Giovanna também queria arrancar um que estava quase na hora de cair.
Veja a Ester com o seu dentinho de leite na mão!

Para saber mais sobre os dentes fizemos uma pesquisa...

Leia e aprenda curiosidades sobre os dentes.

Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos de vida aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente.

Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superiores. Passam então cerca de 2 meses até ao surgimento dos incisivos laterais superiores. Os incisivos laterais inferiores emergem um pouco antes dos laterais superiores. Regra geral, os dentes inferiores precedem os superiores, e os dentes em ambas as arcadas (maxilar superior e mandíbula), aparecem aos pares, um esquerdo e um direito. Com a idade de 1 ano ou mais tarde, erupcionam os primeiros molares de leite. Os caninos deciduais aparecem por volta dos 16 meses. Por último surgem os segundos molares. Quando a criança atinge os 2 ou 2 anos e meio de idade, é de esperar que todos os dentes de leite estejam já em uso.

Uma dentição permanente completa é constituída por 32 dentes (16 superiores e 16 inferiores).

Em relação à dentição permanente é preciso prestar especial atenção ao surgimento dos primeiros molares que surgem por volta dos 6 anos de idade. Por surgirem atrás dos dentes deciduais são vítimas privilegiadas de uma higiene oral pobre ou inexistente durante a fase da dentição de leite. Isto é muito relevante porque estes dentes vão de certa forma determinar o plano oclusal (plano horizontal de encontro dos dentes superiores com os inferiores).

Na composição de um dente entram quatro materiais diferentes: o esmalte, a dentina, o cimento e a polpa.

A parte externa da coroa do dente, isto é, a parte que emerge das gengivas, está coberta de esmalte que é a substância mais dura do organismo. O esmalte se for lascado, partido, gasto pela erosão ou atacado pela cárie, não se reconstitui e expõe a camada subjacente de dentina que é mais macia e solúvel ficando o dente com mais sensibilidade. A raiz do dente, ou seja, a parte localizada abaixo da gengiva, é revestida por uma camada fina de cimento que é um tecido vivo susceptível de crescer e se reconstituir. Logo abaixo do esmalte e do cimento fica a dentina que é uma substância semelhante ao osso. No interior da dentina existe uma cavidade central que é preenchida pela polpa, tecido mole que contém os nervos e os vasos sanguíneos.

Agora deixamos para vocês algumas reflexões...

Os dentes são importantes? Por quê?

Comente como você cuida dos seus dentes...

Esperamos seus comentários...

Beijinhos, Turma da Paz

1 comentários:

Zanucki disse...

Ôi Casinha Feliz!
Fico contente por ver que o meu site foi útil.
Obrigado.
Antonio Fidalgo
www.dentes.info/dentes.htm

P.S. Sugiro que as crianças visitem também esta página
www.dentes.info/dentinho.htm

 
4° Ano - Turma da Paz - by Templates para novo blogger