sábado, 6 de março de 2010
Editorial (Sábado, 6 de março de 2010 ) -
Combate à dengue
A dengue tem se alastrado em todo o País, mas a dimensão atingida na Região Metropolitana de Goiânia é verdadeiramente invulgar, com o registro recordista de casos notificados.
Como não se tem ainda, de modo algum, perspectiva de um alívio, parece ter chegado o momento de uma revisão das estratégicas de combate à doença. É evidente que se tornou necessária a adoção de meios intensos e eficazes de combate, a partir de medidas preventivas eficientes e que não deixem dúvidas quanto à resposta.
A parcela da população que se recusa a colaborar ou que demonstra indiferença comete um pecado cívico e precisa ser mostrada como inimiga da saúde pública. Os que impedem a fiscalização de seus imóveis pelos agentes de saúde têm de ser pressionados com medidas punitivas. São essas pessoas responsáveis pelas maiores dificuldades encontradas pelos agentes para localizar os focos nos quais prolifera o mosquito Aedes aegypt. A população não admite mais que isto aconteça e aprovará portanto o que se fizer para puni-las.
Goiânia construiu muitas boas referências, como a de qualidade de vida. Na área de saúde, criou referência positiva em alguns ramos da medicina. Esse recorde de casos notificados de dengue caminha na contramão, pois gera uma referência negativa. Outro fato grave relacionado com o alastramento da doença na Região Metropolitana de Goiânia é o aumento dos casos do tipo de dengue hemorrágica, de letalidade muito maior do que a comum.
http://www.opopular.com.br/opiniao/
A dica do repelente é da mãe do Henrique Medeiros (Dra. Cristiane)
REPELENTE PARA DENGUE
500 ml de álcool
10g de cravo da Índia
100 ml de óleo corporal (amêndoa, camomila ou Johnson)
1. Adicione os cravos da Índia ao álcool.
2. Deixe curtir por 4 dias
3. Agite 3 vezes por dia o frasco
4. No 5º dia adicione o óleo corporal.
MODO DE USAR:
Passar uma gota nos quatro membros.
QUER SABER MAIS SOBRE O MOSQUITO?
http://www.drauziovarella.com.br/artigos/aedes_aegypti.asp
0 comentários:
Postar um comentário